Você sabe o que são as PANCS?

Você sabe o que são as PANCS?

As PANCS são opções super nutritivas para vegetarianos e

Leia tudo

As PANCS são opções super nutritivas para vegetarianos e veganos.


i gente! O que vocês acham de consumir alimentos orgânicos , que são aqueles sem agrotóxicos, sem produtos químicos e não pagar nada por isso ? Essa é uma vantagem dos voluntários aqui da horta comunitária na Saúde, em São Paulo. E não são só os alimentos convencionais como alface, cenoura, beterraba, por aqui também se cultivam as PANCS , já ouviu falar? Então vem comigo!

Quem disse que para ser vegetariano ou vegano precisa gastar muito dinheiro? Conheça as PANCS!
Sérgio Shigeeda, organizador da Horta comunitária da Saúde , explica: "As PANCS são plantas alimentícias não convencionais , são matos que se come", diz Sérgio, essa é uma definição mais clara. Se você andar em 100 metros de calçada você vai ver plantas nascendo espontaneamente. Nós temos vários exemplos aqui na horta.



A Ora-pro-nóbis é rica em proteína.

O Caruru você come as folhinhas dela, que são altamente nutritivas e a semente tem a mesma propriedade que o amaranto. Então, v ocê paga muito caro no amaranto e ela nasce na calçada , como um mato.

Essas folhinhas aqui têm mais proteína do que carne , mais cálcio do que leite, tem colágeno, tem várias vitaminas, 26 tipos de aminoácido e tudo quanto é nutriente que você imaginar. Eu considero ela como a vedete da horta . Ela se chama Moringa Oleífera, chamada também "árvore da vida" . Ela está sendo usada para combater a desnutrição em toda a parte mais carente, África, Ásia e o nordeste do Brasil. Então, se você secar e tomar duas xícaras de chá por dia, você vai ter quase todos os nutrientes, nem precisa ficar comendo carne, feijão, nada. É uma boa opção para os vegetarianos e veganos.

A flor da capuchinha também é comestível. O gosto lembra o do agrião.

Vantagens das PANCS

Fonte: Shutterstock
"A vantagem é que como ela é um mato, é resistente , não precisa de muito tratamento, elas nascem direto por aí. E tem a vantagem de que você colhe ela aqui na horta e é de graça né ", explica Sérgio.

Horta Comunitária da Saúde


Foto: Renato Vittorino/ Horta Comunitária da Saúde
"Tem muita gente que vem em função de terapia ", diz Sérgio, "Fala: 'hoje eu não tô legal. Vim aqui só para respirar um ar puro'. E tem várias terapias mesmo comprovadas. Por exemplo, a Fisális é uma planta muito usada hoje para terapia antialzheimer, porque ela reconecta neurônios. Então você acaba aprendendo muitas coisas aqui que você nem imagina, nesse pedacinho de solo".


Esse foi o Foco Ambiental, fique ligado que logo logo tem mais!

Entenda a polêmica dos jardins verticais da Avenida 23 de Maio, em São Paulo.

Sugestões de pauta ou denúncias ambientais podem ser enviadas para o nosso e-mail: focoambiental@climatempo.com.br