TIM Libera Cursos Gratuitos

TIM Libera Cursos Gratuitos

acesse:TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM criada em 2013 com o objetivo de desenvolver uma plataforma virtual que disponibilizasse cursos online, livres e gratuitos voltados à educação

Leia tudo

acesse:https://cursos.timtec.com.br/courses

Leia:

TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM criada em 2013 com o objetivo de desenvolver uma plataforma virtual que disponibilizasse cursos online, livres e gratuitos voltados à educação profissional e tecnológica.

O Instituto TIM acredita que inovações tecnológicas são a base de uma nova forma de trabalho; por isso, investe na criação e democratização de recursos e estratégias que promovam a inclusão tecnológica produtiva das pessoas. TIM Tec contribui para ampliar a oferta gratuita de cursos de formação inicial e continuada e de qualificação profissional a distância.

Hoje, a plataforma e os cursos produzidos em TIM Tec são compartilhados com instituições federais de ensino por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Os 3 pilares de TIM Tec

Software livre

Isso quer dizer que qualquer instituição – escolas, universidades, coletivos, organizações privadas – pode ter sua própria plataforma MOOC. O software pode ser instalado, modificado, melhorado e alterado (desde que os programadores envolvidos conheçam sua linguagem).

Produção de cursos

Qualquer pessoa pode acessar a primeira instalação da plataforma TIM Tec (mooc.timtec.com.br), se inscrever e fazer os cursos que estão publicados lá – na hora que quiser, do local que quiser e sem pagar nada. A única coisa que você precisa é de um computador com internet.

Rede e-Tec Brasil

A plataforma e os cursos de TIM Tec estão sendo compartilhados com instituições da Rede e-Tec Brasil por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. As instituições instalam o software e, se quiserem, podem adicionar os cursos de TIM Tec ou seus cursos à sua instalação.

 

TIM Tec é a plataforma MOOC das instituições da Rede e-Tec Brasil

MOOC é a sigla para Massive Open Online Courses (cursos online abertos e massivos) − cursos ministrados a distância, pela internet, e que suportam um grande número de alunos. Qualquer pessoa pode fazê-los, de qualquer lugar, desde que esteja conectada à web. Além de oferecer videoaulas, leituras complementares, testes e referências, MOOCs convidam os alunos a interagir em fóruns para discutir e sanar dúvidas. Eles contribuem para ampliar o acesso à educação e propõem uma aprendizagem participativa e distribuída, na qual os estudantes se engajam no processo de conhecimento, interagem ativamente com o material e seguem o próprio ritmo.

O primeiro MOOC foi criado em 2007 na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, por David Wiley. Essa iniciativa deu origem a diversos projetos até que, em 2011, Sebastian Thrun e Peter Norvig ofereceram um curso de inteligência artificial na Universidade de Stanford por meio da startup Know Labs (que se tornaria o Udacity). Mais de 160 mil pessoas se matricularam. Mais tarde, surgiram o Coursera (reunindo universidades como Yale, Princeton, Michigan e Penn) e o edX, fruto de uma parceria entre a Universidade de Harvard e o MIT.

TIM Tec é a primeira plataforma MOOC desenvolvida inteiramente no Brasil.