Rocambole Camafeu

Rocambole Camafeu

INGREDIENTES: Camafeu: 1 xícara de NOZES processadas; 1 lata de LEITE CONDENSADO; 1/2 lata de CREME DE LEITE com soro; 2 colheres de sopa de CHOCOLATE EM PÓ; 1 colher de sopa de MANTEIGA; Uma

Leia tudo

INGREDIENTES:

Camafeu:

1 xícara de NOZES processadas;

1 lata de LEITE CONDENSADO;

1/2 lata de CREME DE LEITE com soro;

2 colheres de sopa de CHOCOLATE EM PÓ;

1 colher de sopa de MANTEIGA;

Uma pitada de SAL;

Massa:

45 gramas de MANTEIGA SEM SAL derretida e morna;

3 CLARAS;

3 GEMAS;

1 colher de sopa de VINAGRE ou SUCO DE LIMÃO;

1/4 de xícara de AÇÚCAR CRISTAL;

Mais 1/4 de xícara de AÇÚCAR CRISTAL;

2/3 + 1/4 de FARINHA DE TRIGO peneirada;

Fondant:

4 xícaras de AÇÚCAR IMPALPÁVEL;

5 colheres de sopa de LEITE;

MODO DE PREPARO:

Camafeu:

Processe as nozes bem fininhas, até quase formar uma farinha. Depois, misture todos os ingredientes numa panela e cozinhe até dar o ponto de brigadeiro mole. Reserve.

Bolo:

Derreta a manteiga e espere amornar antes de usá-la.

Enquanto isso, bata as claras com o vinagre ou o suco de limão. Quando começar a espumar, acrescente 1/4 de xícara de açúcar cristal e bata até atingir o ponto de picos duros – as famosas claras em neve. Reserve.

Em outra tigela, bata as três gemas com a outra parte de açúcar cristal (1/4 de xícara) até que forme um creme fofo e esbranquiçado.

Por cima da mistura das gemas, peneire a farinha de trigo e adicione também a manteiga derretida. Misture com uma espátula até ficar homogêneo.

Em seguida, acrescente as claras em neve. Acrescente-as em duas partes na massa e incorpore-as com movimentos delicados do centro para fora e de baixo para cima. Não bata demais para não perder a aeração!

Forre uma forma retangular com papel manteiga (grude o papel na forma com um pouquinho de massa em cada extremidade) e despeje a massa por cima, formando uma camada fina e bem lisinha. Ajeite as laterais do bolo, para que fiquem retas, e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por aproximadamente 12 minutos.

DICA:

Essa massa não pode ficar escura! Ela tem que ser clarinha para que o seu rocambole não quebre na hora da montagem, portanto assim que você colocar a mão por cima e sentir que ela está seca, retire do forno.

Fondant:

Adicione o leite aos poucos no açúcar impalpável até que o fondant se forme. Misture bem e reserve.

Montagem:

Umedeça um pano de prato limpo e estique-o sobre uma superfície lisa. Polvilhe açúcar cristal por cima e então desenforme a massa ainda quente sobre ele.

Espalhe o recheio de camafeu por todo o bolo, deixando apenas uma das bordas sem.

Com a ajuda do pano de prato, vá enrolando a massa com cuidado, apertando para que ela fique bem firme e fechada.

Leve para a geladeira embalado no pano até que esfrie.

Retire da geladeira, corte as pontas do rocambole para deixá-lo mais uniforme e arrume-o num prato de servir. Coloque o fondant por cima do rocambole e vá ajeitando com cuidado até que ele cubra por completo.