OMS Adverte Todos os Países a Abolir Alimentos com Gorduras Trans em 5 Anos

OMS Adverte Todos os Países a Abolir Alimentos com Gorduras Trans em 5 Anos

A Organização Mundial de Saúde está pedindo a todas as nações que eliminem os alimentos com gorduras trans artificiais nos próximos cinco anos.

Leia tudo

A agência das Nações Unidas, anteriormente, pressionou os países para exterminar doenças infecciosas, mas agora tem como objetivo eliminar um risco ligado a doenças crônicas.Espera-se que o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, faça a chamada para a ação em uma coletiva de imprensa em Genebra nesta semana.As autoridades acreditam que isso pode ser feito em cinco anos porque o trabalho está em andamento em muitos países. A Dinamarca fez isso 15 anos atrás, e desde então mais de 40 países de renda mais alta têm trabalhado para tirar os aditivos que entopem o coração de seus suprimentos alimentares.

A OMS está pressionando os países de renda média e baixa a retomar a luta, disse Francesco Branca, diretor do Departamento de Nutrição para Saúde e Desenvolvimento da OMS.
Gorduras trans artificiais são substâncias nocivas que são criadas quando o hidrogênio é adicionado ao óleo vegetal para torná-lo sólido, como na criação de margarina. Especialistas em saúde dizem que ele pode ser substituído por óleo de canola ou outros produtos
Há também gorduras trans naturais em algumas carnes e produtos lácteos. A OMS recomenda que não mais do que 1% das calorias de uma pessoa provenha de gorduras trans.