O ouro não é só riquesa, tambem a juda a curar

O ouro não é só riquesa, tambem a juda a curar

O ouro por eras é considerado umas das maiores riquezas desde de sua descoberta por causa desse metal valioso ou varias guerras, e exploraçao causando um mal ao meio

Leia tudo

O ouro por eras é considerado um dos metais mais valiosos desde de sua descoberta. Sua rara beleza fez desse elemento um metal conspícuo aos povos antigos. Por volta de 4000 a.C., os egípcios utilizavam nanopartículas de ouro em suspensão na constituição do famoso “elixir da longa vida”, considerado por eles uma bebida capaz de estimular a mente e restaurar a juventude. este metal valioso nao era so ultilizado para construir joias e fabricaçao de moedas, mas tambem para a saude há relatos sobre o emprego do ouro como medicamento pelos povos árabes e chineses, pois estes acreditavam que o nobre metal traria benefícios ao organismo.
Hoje na era moderna uma das aplicações mais nobres do ouro é na indústria farmacêutica.  O complexo denominado auranofina medicamento ultilizado no tratamento de artrite reumatoide, em 1 dose de auranofina há 25% de ouro que se absorve no trato gastrintestinal. Sua união às proteínas é moderada. No sangue, 60% do ouro unem-se às proteínas plasmáticas, o restante está presente nos glóbulos vermelhos. Metaboliza-se tão rápido que não foi detectada a molécula intacta no sangue; 68% do ouro absorvido são excretados na urina e o restante da dose, nas fezes.
 Além disso, na literatura, foram reportados  complexos de ouro com propriedades antitumorais, varias formas estao sendo estudas e descobertas para o tratamento contra o cançer assim como o iminofosforano organoaurífico  que apresenta atividade inibitória no crescimento de células tumorais ligeiramente maior que a atividade do complexo cis-diaminodicloroplatina, uma droga antitumoral bastante conhecida.
Outra forma de aplicação do ouro no tratamento do câncer é o uso do seu radiosótopo, para erradicação de tumores sólidos, e recentemente nanopartículas de ouro têm sido aplicadas no diagnóstico do câncer. Foi demonstrado que o emprego dessas nanopartículas é um excelente método de análise para tumores internos, uma vez que são capazes de localizá-los de forma mais eficiente e detalhada em comparação com os demais métodos. Outras aplicações para as nanopartículas de ouro incluem dispositivos para diagnóstico de gravidez e detecção de salmonella.
Infelizmente o custos desses tratamentos estremamentes altos no e a produçao e eploraçao desse metal é extremamtente alta a africa do sul por exemplo posssui uma das maiores reservas de ouro logo em seguida esa a china e os estados unidos e o canada. no brasil ele é reponsavel por cerca de 2% da produçao e so em 2007 foi produzido 49,6 toneladas de ouro mas tudo isso vai para os cofres centrais dos paises para construir a reserva monetária.  Atualmente o metal não é mais um fator de medição de riqueza de um país. Apesar de ter sua produção diminuída nesses últimos anos, ele continua sendo bastante procurado para aplicações industriais.