Mario Sergio Cortella fala sobre Dirigir!

Mario Sergio Cortella fala sobre Dirigir!

"Quando se dirige uma família, uma empresa, um negócio, uma escola, uma sala de aula, isso tem relação com a direção também de um veículo ou de um carro, por conta da etimologia. Porque o

Leia tudo

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea. A seguir um de seus excelentes textos sobre “Dirigir”:

"Quando se dirige uma família, uma empresa, um negócio, uma escola, uma sala de aula, isso tem relação com a direção também de um veículo ou de um carro, por conta da etimologia. Porque o antepositivo indo-europeu reg, de onde vem “dirigir”, significa levar em linha reta, não desviar.

Não é não permitir que saia do traçado, porque isso é ser bitolado. Bitola é o nome que se dá à distância entre os trilhos do trem, por isso bitolado é aquele que não sai daquele trilho.

Dirigir não é ser bitolado, não se desviar da rota traçada. A direção de uma família, de um negócio, de uma empresa, de um sindicato exige clareza de propósitos e firmeza na direção. Firmeza não é inflexibilidade, é a capacidade de não perder o rumo nem o prumo em relação ao que se fará.

Dirigir, no âmbito da gestão, é ser capaz de chegar aonde se estabeleceu, seja no conhecimento, seja no negócio, seja na família, seja no afeto, seja no casamento.
Dirigir: não perder o rumo!"

Mario Sergio Cortella

................
Não se esqueçam de curtir, comentar e seguir a página do Tudo Quanto é Coisa no TopBuzz e no Facebook!