Ganesha, conheça mais sobre

Ganesha, conheça mais sobre

Quando nós adoramos Senhor Ganesha essas qualidades do elefante dentro de nós são acesos e assumimos essas qualidades. A barriga de Ganesha representa generosidade e aceitação total. A mão erguida

Leia tudo



Quando nós adoramos Senhor Ganesha essas qualidades do elefante dentro de nós são acesos e assumimos essas qualidades.

A barriga de Ganesha representa generosidade e aceitação total. A mão erguida de Ganesha, representando proteção, significa, ‘Não tema, eu estou com você’, e sua mão abaixada, palmas viradas para fora significam doação interminável assim como um convite para se curvar, este é símbolo do fato de que todos nós dissolveremos na vida um dia.

Ganesha também tem uma única algema que significa unidirecional. Mesmo os acessórios que Ganesha veste são simbólicos. Ele carrega em suas mãos, o ‘Ankusa’ (significa despertar) e o ‘Paasa’ (significa controle). Com o despertar, muita energia é liberada, que sem o controle apropriado, pode dar errado.

E por que Ganesha, o Deus da cabeça de elefante viaja em algo tão pequeno quanto um rato? Não é tão incongruente? Novamente existe simbolismo que é mais profundo.

O rato corta e morde as cordas que se ligam. O rato é como o mantra que pode cortar através de bainhas e bainhas da ignorância, levando ao conhecimento final representado por Ganesha!

Nossos ancestrais Rishis eram tão profundamente inteligentes que eles escolheram expressar a Divindade em termos de símbolos ao invés de palavras, uma vez que palavras mudam com o tempo, mas os símbolos permanecem inalterados.

Vamos manter o simbolismo profundo na mente como experimentamos o onipresente na forma de Deus elefante, mas totalmente alerta que Ganesha está em nós. Esta é a sabedoria que deveríamos carregar quando celebramos Ganeshi Chaturti.