Fortaleza é a sétima cidade mais violenta do mundo, diz ONG do México

Fortaleza é a sétima cidade mais violenta do mundo, diz ONG do México

ONG considerou número de assassinatos abaixo da estatística oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

Leia tudo

Fortaleza é considerada a segunda cidade mais violenta do Brasil e a sétima do mundo, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (8) pela ONG do México "Seguridad, Justicia y Paz". A organização monitora os registros de homicídios em vários países. Para classificar a violência, a ONG considera a taxa de homicídio de 2017 de cada local, considerando o número de assassinatos em proporção à população do município.

Em Fortaleza, a taxa de homicídio foi de 83,48 para cada mil habitantes. Em Natal, a quarta cidade mais violenta do mundo e primeira do Brasil, conforme o estudo, a taxa é de 102.56.


A Seguridad, Justicia y Paz considerou 3.270 homicídios ocorridos em Fortaleza em 2017, abaixo dos números oficiais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, de 5.134 mortes violentas em 2017.


Se o estudo considerasse os dados oficiais da Secretaria de Segurança, a taxa de homicídio na capital cearense seria de 131 assassinatos por grupo de mil habitantes, superando a cidade Los Cabos, no México, apontada como a mais violenta de todas, com taxa de homicídio de 111.33.

O estudo destaca também o "disparo" da violência em Fortaleza entre 2016 e 2017. A taxa de assassinatos na capital subiu de 44.98 para 83.48 no período, um aumento de 85%.

Fonte: G1