Florianópolis ( praia do Campeche

Florianópolis ( praia do Campeche

Com três quilômetros e meio de extensão, a Praia do Campeche é muito frequentada por surfistas e kitesurfistas, devido as características do mar e vento, e pela galera jovem, principalmente na região

Leia tudo

Com três quilômetros e meio de extensão, a Praia do Campeche é muito frequentada por surfistas e kitesurfistas, devido as características do mar e vento, e pela galera jovem, principalmente na região do Riozinho. Mas também recebe várias famílias e idosos. Na realidade, é uma das praias mais ecléticas e democráticas da Ilha.

A praia inicia nas proximidades da Lagoinha Pequena, limite sul da Praia da Joaquina, e finaliza no canto norte do Morro das Pedras, no extremo sul. Por não existir marcos geográficos que separe as três praias, dá para passear à vontade por vários quilômetros de areia.

A região da Praia do Campeche também é famosa pela paradisíaca Ilha do Campeche, localizada a cerca de 1,5 quilômetros da praia. Há vários passeios de barcos e escunas, especialmente para a Ilha, que saem da Praia da Armação, Barra da Lagoa e do próprio Campeche. Lá você encontra sítios arqueológicos com inscrições rupestres e oficinas líticas, com mais de 4.500 anos e trilhas. Para que gosta de mergulhar, há passeios pelas trilhas subaquáticas conduzidos por monitores, onde podem ser avistados cavalos marinhos, anémonas e lindos peixes por entre as pedras.

Além de suas belezas naturais, a localização estratégica do Campeche facilita o deslocamento rápido para as praias tanto do sul quanto do leste da ilha.

Um dos visitantes mais ilustres do Campeche – homenageado com o nome da principal avenida do bairro, a Pequeno Príncipe – foi o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupèry. Durante a década de 20, Saint-Exupèry era o comandante de um vôo do correio francês que fazia escalas em um campo de pouso instalado no Campeche, o que certamente é um dos marcos históricos da comunidade.

Características Naturais do Campeche

São 11,5 quilômetros de praia, com faixa de areia branca, fina e larga. O mar do Campeche é grosso, com águas frias e de salinidade geralmente elevada. As ondas são fortes e as de direita com ondulação de sul proporcionam condições ideais para o surf, o que torna a praia um dos principais redutos do esporte em Florianópolis.

As Dunas do Campeche abrigam uma área de 121 hectares e são tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico do município. A área é um campo de dunas fixas, semi-fixas e móveis, situado ao longo da praia. Nestes locais encontra-se vasta vegetação de restinga, herbácea, arbustiva e arbórea; e também vegetação rasteira. Outros lugares para se visitar são as reservas ecológicas: Lagoinha da Chica e Lagoinha Pequena.

História do Campeche

De acordo com dados da prefeitura, o mapa de 1786 mostra que toda a orla leste era tida como uma única praia, a Praia do Mandú. O Mapa de Paulo José Miguel de Brito revela que a Ilha do Campeche já tinha esse nome desde 1790. A partir de 1860, a praia também passou a ser chamada de Campeche. Havia muito Campeche ou Pau de Campeche na Ilha, no período de colonização, então daí surgiu o nome.

Há outra versão, mais popular e difundida. O correio aéreo francês Sociêté Latécoère, na década de 20, optou por construiu no Campeche um campo de pouso para reabastecer os voos Paris-Buenos Aires. O escritor Saint-Exupéry era o comandante da rota e parava sempre para descansar. Encantado, fez amizades e ficou um tempo por aqui. Dizem que o nome Campeche surge neste momento, quando o francês dizia Champ et Pêche para designar o Campo de Pesca.

Enfim, sabe-se que o Campo de Aviação marcou história, sendo o primeiro aeroporto internacional do sul do país. E a principal rua do bairro leva o nome de Pequeno Príncipe, principal obra de Saint-Exupéry.
Florianópolis ( praia do Campeche Florianópolis ( praia do Campeche