Deuses da Morte

Deuses da Morte

Deuses da morteTHANATOS (ou Thanatus) era o deus ou daimon de morte não-violenta. Seu toque era gentil, comparada à de seu irmão gêmeoHypnos (Sono). Morte violenta era o domínio das

Leia tudo

Deuses da morte



THANATOS (ou Thanatus) era o deus ou daimon de morte não-violenta. Seu toque era gentil, comparada à de seu irmão gêmeoHypnos (Sono). Morte violenta era o domínio das irmãs de sangue-ânsia de Thanatos, o Keres, espíritos de abate e doença.

Thanatos desempenha um papel proeminente em dois mitos. Uma vez, quando ele foi enviado para buscar Alkestis para o submundo, ele foi expulso por Herakles em uma luta. Outra vez que ele foi capturado pelos Sisyphos criminosos que ele prendeu em um saco de modo a evitar a morte.

Na pintura de vasos gregos Thanatos foi retratado como um, barbudo homem mais velho voado, ou mais raramente como um jovem imberbe. Ele muitas vezes aparece em uma cena da Ilíada, em frente a seu irmão Hypnos (Sono) transportando fora o corpo de Sarpedon. Em relevos esculturais romanos ele foi retratado como um jovem segurando uma tocha e coroa de flores ou borboleta (symbolsing a alma do morto) transformou-down


FAMÍLIA DE THANATUS
Hesíodo, Teogonia 211 ff (trans Evelyn-White.) (Em grego épico C8th ou C7th BC):
"E Nyx (Noite) nua Moros odioso (desgraça) e preto Ker (morte violenta) e Thanatos (morte), e ela nua Hypnos (sono) e da tribo de ONEIROS (Sonhos). E mais uma vez a deusa obscura Nyx, embora ela se deitou com ninguém, Momos descalços (Blame) e oizus dolorosos (Misery), e as Hespérides... Também ela deu à luz os Moirai (Fates ) e do implacável vingador Keres (Death-Fates)... Também mortal Nemesis nua Nyx (Inveja) a afligir os homens mortais, e depois dela, Apate (Deceit) e Philotes (amizade) e odioso Geras (Old Age) e hardware coração Eris (Strife). "


Pseudo-Higino, Prefácio (trans Grant.) (Roman mitógrafo C2nd dC):
"A partir de Nox (noite) e Erebus [nasceu]: Fatum (Destino), Senectus (Old Age), Mors (morte) [ie Thanatos], Letum (Dissolução) [ie Ker], Continentia (Moderation), Somnus (sono), Somnia (Sonhos), Amor (Love) - que é Lysimeles, Epiphron (Prudência), Porfírio, Epaphus, Discordia (Discórdia), Miseria ( Misery), Petulantia (libertinagem), Nemesis (Inveja), Eufrosina (bom elogio), Amicitia (Amizade), Misericórdia (Compaixão), Styx (ódio), os três Parcas (Fates), ou seja, Clotho, Lachesis e Atropos; Hespérides .
"[NB Em latim Thanatos é traduzido como Mors, e Ker (o outro daimon morte) como Letum.]




Os deuses gregos da Morte



Os deuses gregos da morte e do submundo
dos deuses gregos da Morte habitavam o reino terrível de Hades, o submundo. Este foi o domínio escuro do deus Hades o Príncipe das Trevas, sua consorte Persephone e outros deuses e deusas da morte da Morte, que também foram associados com todas as coisas misteriosa e inexplicável incluindo pesadelos, sono, fantasmas, sonhos, bruxaria, feitiços e encantamentos




Os deuses da Morte - Hades do submundo
Hades the Underworld consistiu em diferentes partes onde as almas dos mortais mortos residiam. O rio Styx foi um grande rio negro que rodeava o Submundo. Cruzando o rio Styx era o único caminho para a vida após a morte que foi tomada em uma balsa remado por um terrível, barqueiro em silêncio, um dos deuses da morte nomeado Charon o barqueiro.As almas dos mortais que tinham levado uma boa vida foram enviados para o Campos Elíseos, parte de Elysium (equivalente ao paraíso). As almas dos mortais que tinham levado tanto bons quanto maus vidas na Terra foram enviados para o Asphodel Meadows, onde eles foram confrontados uma eternidade de labuta interminável. Aqueles mortais que levaram vidas indignas maus foram confinados nas profundezas escuras do Tártaro (Inferno), nas entranhas ranço da terra, onde não há sol nem brilho da luz do dia nunca apareceu. As almas dos ímpios sofreu tortura sem fim e punições no Tártaro que foram entregues pelas Deusas e Deuses da morte. Não havia como escapar dos deuses da morte e do Tártaro, que foi cercada pelo rio Phlegethon que fluiu com o fogo que queimava, mas não devorar combustível e foi feita de sangue fervente.


Mundo terrível de Hades um Deus gre