Como Fazer Lustre de Garrafa PET Passo a Passo

Como Fazer Lustre de Garrafa PET Passo a Passo

O lustre de garrafa PET, além de ficar lindo na decoração dos ambientes, também se enquadra perfeitamente no conceito de decoração sustentável. Esse estilo de decorar tem ganhado cada vez mais

Leia tudo

O lustre de garrafa PET, além de ficar lindo na decoração dos ambientes, também se enquadra perfeitamente no conceito de decoração sustentável. Esse estilo de decorar tem ganhado cada vez mais adeptos por dois principais motivos.

O primeiro é que as pessoas têm tomado cada vez mais consciência da necessidade de consumir menos. E o segundo é que está cada vez mais em alta a ideia de reaproveitar materiais recicláveis. Foi pensando justamente nisso que trouxemos uma opção criativa para quem deseja dar um bom destino para as garrafas de refrigerante.

Aprenda a fazer um lustre de garrafa PET para incrementar a sua decoração.

Materiais Necessários

Tesoura
Ferro de solda
Arame para fazer o suporte
Fio de cobre
Garrafas PET de cores variadas (apenas a parte do meio)

Passo a Passo

1. Corte na garrafa PET, à mão livre ou com um molde, várias folhinhas de tamanhos e formatos variados.

2. Faça o acabamento das folhas com o ferro de solda para eliminar as bordas cortantes.

Dica: caso você não tenha esse equipamento em casa, você poderá fazer o mesmo procedimento com a chama de uma vela.

3. Ainda com o ferro de solda, faça um furinho na base de cada folha. Caso não tenha, use uma agulha ou um prego quente.

4. Faça também alguns vincos nas folhas para que elas fiquem mais reais.

5. Em seguida, corte o fio de cobre em pedaços de 15 cm a 20 cm de comprimento. Torça-os formando os galhos principais.

6. Use pedaços menores de fio para prender as folhas, depois prenda esses pedaços nos galhos maiores.

7. Depois de produzir vários ramos, junte-os em uma estrutura feita de arame. Faça a distribuição de um jeito harmônico. Se não achar legal a primeira montagem, desfaça e tente uma nova distribuição. O formato sugerido para o lustre é de um meio círculo.

8. Com o lustre de garrafa PET finalizado, o próximo passo é inserir um fio elétrico com um soquete e uma lâmpada de LED. Mas se o ambiente já tiver a instalação elétrica convencional, basta encaixar o lustre no plafon do teto.

Dica: quando fizer luminárias artesanais, use apenas com lâmpadas frias (como as de LED), essa é uma opção muito mais segura para se trabalhar.
Depois de seguir essas dicas você terá uma linda peça para decorar a casa.
Quando fazemos artesanato com materiais recicláveis, estamos evitando o consumismo e ajudando na redução de lixo do planeta. E se cada um fizer a sua parte, a contribuição que parece mínima, é, na verdade, bastante significativa.

Dê a sua contribuição também, faça o lustre de garrafa PET, reutilize, e aproveite para deixar a sua casa mais bonita!
Como Fazer Lustre de Garrafa PET Passo a Passo Como Fazer Lustre de Garrafa PET Passo a Passo Como Fazer Lustre de Garrafa PET Passo a Passo Como Fazer Lustre de Garrafa PET Passo a Passo Como Fazer Lustre de Garrafa PET Passo a Passo