Calcule o seu IMC

Calcule o seu IMC

O IMC é uma palavra muito ouvida quando o assunto é Obesidade. É muito comum quando perguntamos: “Qual o peso ideal para que eu possa fazer uma Cirurgia de Obesidade?” Ouvirmos como resposta: “Não

Leia tudo

O IMC é uma palavra muito ouvida quando o assunto é Obesidade. É muito comum quando perguntamos: “Qual o peso ideal para que eu possa fazer uma Cirurgia de Obesidade?” Ouvirmos como resposta: “Não depende do seu peso e sim do seu IMC“. Você já passou por essa situação?
Bom, saiba que essa é uma grande verdade o que determina se você é uma pessoa Obesa não é propriamente seu peso, e sim o seu IMC. Então vamos etender direitinho como funciona o tal IMC.
Para começar IMC significa Índice de Massa Corporal. É uma medida adotada pelo Organização Mundial de Saúde para calcular o grau de Obesidade de um indivíduo, onde determina se a pessoa está abaixo, acima ou no peso ideal.
Posso calcular o meu IMC em casa?
Pode e é muito simples. Basta você dividir o seu peso(kg) por sua altura(m) ao quadrado. Montando isso em uma equação fica assim:
IMC = massa ÷ (altura x altura)
Vou dar um exemplo prático:
Cálculo de um indivíduo que pesa 80kg e tem 1,60m de altura
IMC = 80 ÷ (1,60 x 1,60)
IMC = 80 ÷ 2,56
IMC= 31,25
Agora que você já sabe qual o seu IMC, é preciso verificar dentro da tabela onde ele se encaixa:
IMC Situação Atual
Abaixo de 18,5 Abaixo do Peso Ideal
Entre 18,5 e 25 Peso Ideal
Entre 20 e 30 Acima do Peso Ideal
Acima de 30 Obesidade
Acima de 40 Obesidade Mórbida
No caso do indivíduo do exemplo ele seria considerado Obeso de acordo com o IMC.
Essa é uma tabela mais simples usada nos casos em geral. Existem outros níveis das taxas, específicas para homens, mulheres e crianças. Por isso é sempre bom procurar um especialista.

Posts Relacionados