A MAIORIA DAS PESSOAS ERRAM VEJA SE VOCE ACERTA

A MAIORIA DAS PESSOAS ERRAM VEJA SE VOCE ACERTA

Como entender o sistema de ensino brasileiro? A gente não tem certeza se vai conseguir responder a todas suas perguntas, mas vamos pelo menos tentar! Como os professores selecionam o conteúdo de

Leia tudo

Como entender o sistema de ensino brasileiro? A gente não tem certeza se vai conseguir responder a todas suas perguntas, mas vamos pelo menos tentar!

Como os professores selecionam o conteúdo de matemática (como ser um profissional na matéria?) a ser dado todos os anos nas escolas?

Isso depende da escola, do estado, da cidade e do professor. Muita coisa, não é? Porém, todos eles devem seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica do MEC (Ministério da Educação).

Isso quer dizer que a escolha do conteúdo pode variar em cada instituição de ensino e em cada região do Brasil.

Mas vamos ao que é padronizado: o ensino fundamental no Brasil é constituído de 9 anos. Muitos de vocês com idade superior a 20 anos vão se perguntar: “O quê? E eu que fiz até a 8ª série”.

Calma, a principal mudança nesses últimos anos no ensino brasileiro foi a inclusão de mais um ano no ensino fundamental.

Mas se agora os alunos fazem do 1º ao 9º ano, o que mudou com relação ao ensino anterior?

Na verdade, eles aumentaram mais um ano no início da escolaridade. Ele corresponde a mais um ano dedicado a alfabetização da criança. Ou seja, você entra na escola com 6 anos de idade.

Os anos iniciais do ensino fundamental são os 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos. Já do 6º ao 9º ano equivalem aos anos finais.

Não se desespere porque sempre tem uma luz no final do túnel dos cálculos