5 cidades históricas para conhecer em Minas Gerais

5 cidades históricas para conhecer em Minas Gerais

As cidades históricas são perfeitas para quem não dispensa roteiros culturais, sem abrir mão de muito

Leia tudo

As cidades históricas são perfeitas para quem não dispensa roteiros culturais, sem abrir mão de muito charme

Além da saborosa gastronomia, o estado de Minas Gerais conta com vários lugares que preservam diversos patrimônios desde a época colonial, sendo parte fundamental para contar a história do país.


PUB

Ao passear pelas ruazinhas de pedra e casinhas bem conservadas de algumas cidades históricas, é natural sentirmos transportados no tempo, diretamente para o Brasil-colônia

As cidades históricas são perfeitas para quem não dispensa roteiros culturais, sem abrir mão de muito charme.

1. Ouro Preto

O conjunto arquitetônico da cidade é tão impressionante que não deu outra escolha: foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Suas ruas bem conservadas encantam universitários, que se acumulam entre repúblicas estudantis e agitam as ruas durante o Carnaval.

A cidade foi palco da Inconfidência Mineira e preserva a história do século 18. As ruas de paralelepípedo da cidade são repletas de construções que remetem ao período colonial e encantam os turistas com sua arquitetura barroca. Destaque para a Igreja São Francisco de Assis, esculpida pelo famoso Aleijadinho.

2. São João Del Rei

A colonização portuguesa fica bem nítida nessa cidade, sobretudo no Centro Histórico – marcado por casas coloniais e a Ponte da Cadeia. Por aqui, o comércio é bem movimentado e valorizado. Igrejas também estão entre os roteiros favoritos dos visitantes, como a de Nossa Senhora das Mercês e São Francisco de Assis.

3. Tiradentes

Antiga Vila de São José do Rio das Mortes, pertencente ao Ciclo do Ouro no Estado, Tiradentes é uma das cidades históricas mais bem conservadas do país. Os detalhes da arquitetura colonial que formam verdadeiros tesouros barrocos são uma atração à parte.

Além de apreciar as belas construções, quem visita Tiradentes não pode deixar de conhecer a praça do Largo das Forras, as fontes do Chafariz de São José, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Matriz de Santo Antônio e o Museu Padre Toledo.
4. Diamantina

Com muitas construções barrocas bem preservadas, a cidade consagrou-se como uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas pelos turistas de todo o país. Terra natal de Juscelino Kubitschek e repleta de vielas e becos que guardam casarios coloniais, a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999 – e também abriga belezas naturais que valem a viagem.

5. Mariana

Vizinha de Ouro Preto, Mariana foi a primeira vila do estado, a primeira capital e, de quebra, a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Suas belas igrejas atraem os turistas, como as de São Francisco de Assis e a de Nossa Senhora do Carmo. Vale esticar a viagem até a Catedral Basílica da Sé, que abriga um órgão alemão com mais de mil tubos ainda em funcionamento, e a mina da Passagem, cercada por bons restaurantes.