Técnica de 10 minutos silencia pensamentos e acalma muito a ansiedade: como fazer?

Técnica de 10 minutos silencia pensamentos e acalma muito a ansiedade: como fazer?

A ansiedade pode fazer com que uma simples tarefa seja terrivelmente difícil de ser realizada. A fim de amenizar esse problema sem o uso de remédios, cientistas descobriram uma técnica baseada na

Leia tudo

A ansiedade pode fazer com que uma simples tarefa seja terrivelmente difícil de ser realizada. A fim de amenizar esse problema sem o uso de remédios, cientistas descobriram uma técnica baseada na meditação que ajuda ansiosos, mudando o controle sobre pensamentos e os deixando muito mais focados.

10 minutos de meditação reduzem ansiedade

Um estudo da Universidade de Waterloo, publicado originalmente na revista científica Consciousness and Cognition analisou 82 pessoas que tinham problemas com ansiedade.

Elas tiveram de realizar uma atividade no computador enquanto sofriam constantes interrupções, o que pode medir a capacidade de concentração de cada um.


Jack Frog/Shutterstock

Depois, os participantes foram divididos em dois grupos. O primeiro escutou um curto áudio de uma história e o segundo teve de meditar por 10 minutos. Em seguida, todos tiveram de realizar novamente a mesma tarefa do computador.

Os resultados foram surpreendentes: o grupo que praticou a meditação mindfulness se concentrou significativamente mais na atividade do que na primeira vez que a realizou.

Mindfulness: o que é?

Também chamada de “atenção plena”, a meditação mindfulness é um estado de atenção natural em que o indivíduo está inteiramente focado, ciente e presente no momento atual, sem se deixar levar por julgamentos ou pensamentos do passado ou futuro.

De acordo com Mengran Xu, co-autor do estudo, os resultados indicaram que a técnica mindfulness de meditação pode ter efeitos protetores na agitada mente dos ansiosos.

“Parece que a meditação ajuda pessoas com ansiedade a mudarem sua atenção de sentimentos internos para o momento presente, o que dá foco para cumprir a tarefa em questão”, explica.

Apesar de serem necessários novos estudos para comprovar a melhora da ansiedade e concentração, esse é mais um indício dos benefícios da mindfulness no tratamento de desordens psiquiátricas ou simplesmente na busca por hábitos de vida mais saudáveis.

Como fazer?


santypan/iStock

Um bom exercício para treinar a atividade é reservar 10 minutos diários nos quais a concentração deve estar completamente voltada para si mesmo, sua respiração e, caso esteja andando, seus passos.

No início, pode ser difícil não se distrair, mas a prática diária faz com que o indivíduo aprenda a controlar seus pensamentos cada vez mais facilmente.
Técnica de 10 minutos silencia pensamentos e acalma muito a ansiedade: como fazer? Técnica de 10 minutos silencia pensamentos e acalma muito a ansiedade: como fazer?

Posts Relacionados